Secretária que defende cloroquina no governo Bolsonaro causa problema para Fundação Lemann

De Athos Moura na Coluna de Lauro Jardim no Globo.
Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, está causando um problema interno na Fundação Lemann. Motivo: a sua defesa cega do uso da cloroquina para combater a Covid-19. Mayra foi a líder da força-tarefa do ministério em Manaus e a criadora do TrateCov. A médica recomendou o uso do medicamento sem eficácia comprovada tanto na viagem quanto no aplicativo que o ministério disponibilizou aos profissionais da saúde.
Mas o que isso tem a ver com a Fundação Lemann? Mayra faz parte da instituição. Ela participou de um programa de treinamento de lideranças políticas, em 2018, que foi financiado por Jorge Paulo Lemann. Atualmente, faz parte do grupo “Talentos do Setor Público”, que reúne cerca de 200 pessoas.
Ex-alunos da Fundação ainda recebem treinamentos, participam de eventos, debates e grupos de estudo. Porém, por causa da posição de Mayra na defesa da cloroquina, alguns integrantes do grupo já estão dizendo que vão se recusar a participar de qualquer atividade em que Mayra esteja presente.
Mayra, inclusive, chegou a gerar um mal-estar entre os colegas. Em um grupo de WhatsApp ela postou uma informação falsa sobre a eficácia da cloroquina. Foi desmentida por uma série de colegas, que apresentaram outros estudos.
(…)