Secretário de Tarcísio: “Turma do sindicato” dá aula “vagabunda” de filosofia e sociologia

O secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Pietro, gerou polêmica durante seu discurso na 4ª Conferência Estadual da Juventude de São Paulo ao expressar críticas ao sistema educacional. Em suas declarações, Pietro afirmou que “a turma do sindicato fica dando aula vagabunda de filosofia e sociologia, para que vocês não aprendam nada”.
No entanto, vale ressaltar que as disciplinas de filosofia e sociologia são determinadas pelo Ministério da Educação e estão incorporadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece as aprendizagens essenciais para a Educação Básica.
O público presente reagiu vaiando o secretário de Tarcísio de Freitas (Republicanos) diante de suas declarações controversas. Pietro destacou durante seu discurso que sua formação em matemática e português em colégio público foi fundamental para sua trajetória como juiz federal e secretário. Contudo, é importante esclarecer que as disciplinas criticadas por ele não são decididas por sindicatos, mas seguem diretrizes nacionais.
Ao UOL, o presidente do Sindicato dos Professores de São Paulo, Celso Napolitano, manifestou sua indignação, afirmando que as declarações de Pietro revelam “discriminação e despreparo” para o cargo que ocupa. Napolitano sugeriu que o secretário seja demitido, alegando que ele desqualificou a ciência ao proferir tais comentários.
Secretário de Justiça e Cidadania do governo Tarcísio, em São Paulo, dispara absurdos para estudantes da educação pública e os alunos se revoltam e vaiam o secretário.
Parabéns aos estudantes que mostram que a educação é, de fato, a nossa maior riqueza! pic.twitter.com/7qA0Hen4C5
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) November 24, 2023