Secretário Geral da ONU pede redução de gastos com armas

Da Prensa Latina:
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou hoje aqui que é hora de gastar menos em armamentos e mais para atender às necessidades que o mundo enfrenta atualmente, como a Covid-19. Em uma reunião de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, Guterres destacou os grandes desafios que a ONU e seus Estados membros enfrentam em meio à pandemia.
Agora vemos um aumento na corrida armamentista e nos gastos militares, enquanto o mundo inteiro vive os dramáticos impactos da crise de saúde, alertou. O planeta e seu povo também sofrem os dramáticos impactos das mudanças climáticas e dos conflitos, frisou o secretário-geral.
Nesse contexto, acrescentou, a ação humanitária é mais necessária do que nunca, mas seu financiamento é muito escasso. Não é só com as vacinas que vamos derrotar a Covid-19, é com a cooperação internacional, sublinhou o diplomata português.
Os governos agora têm a obrigação de proteger seus povos, mas não podem fazer isso se seus vizinhos não forem protegidos, observou Guterres, que está em visita oficial à Alemanha. Nesse sentido, ele insistiu na importância de apoiar mais países em desenvolvimento, para que a vacina contra a Covid-19 esteja disponível em todo o mundo.
(…)