Apoie o DCM

Segunda onda de COVID-19 aumenta número de crianças internadas com Síndrome Respiratória

Coronavírus. Foto: Wikimedia Commons

As internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes apresentaram um avanço de 24% na média diária entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano em todo o Brasil, mostram dados do Ministério da Saúde. Na esteira da disparada nacional da Covid-19, em que a SRAG aparece como uma das principais consequências, preocupa o salto entre os mais novos: enquanto 128 crianças entre 0 e 4 anos foram internadas em média por dia no mês de dezembro, esse número saltou para 171 em fevereiro, um crescimento de 34%. As demais faixas etárias, de 5 a 9 anos e de 10 a 14 anos, também registraram aumentos, de 15% e 7%, respectivamente.

Os dados do Ministério da Saúde foram processados por matemáticos da InfoTracker, uma plataforma criada por USP e Unesp para monitorar o avanço da pandemia no Brasil. Em São Paulo — estado que lidera o ranking de casos e mortes em decorrência do coronavírus —, a realidade que na primeira onda da Covid-19 atingia mais idosos e adultos já deixa rastros entre os mais novos. (…)

Para Renato Kfouri, pediatra especializado em infectologia, a Covid-19, apesar do surgimento de novas variantes, ainda acomete menos as crianças, com taxas menores de internação e óbito do que nas outras faixas de idade. Mas, com o aumento geral de infecções que vivemos no Brasil, também deve se tornar mais comum observar o adoecimento dos pequenos.