Apoie o DCM

Seis frases de Damares Alves que poderiam estar na série “The Handmaid’s Tale”

De Kauê Vieira no site Hypeness.

Damares Alves foi confirmada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro como a chefe do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Pastora evangélica e advogada, a futura ministra se caracteriza por frases polêmicas e distantes da noção de progresso pretendida pelas mulheres do século 21.

Se você tomar cuidado, pode achar que o pensamento defendido por Damares é digno da República de Gilead – nação patriarcal militarizada, que tem a bíblia como Constituição e tomou o lugar de boa parte dos Estados Unidos no seriado e no livro The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia).

(…)

1. “A gravidez é um problema que dura só nove meses”

Para a ministra, “a gravidez é um problema que dura só nove meses”. Damares afirma que o “aborto caminha a vida inteira com a mulher”, disse ao sair de reunião com o presidente eleito.

Agora, como acabar com problema da gravidez precoce diante do avanço do Escola Sem Partido e de teorias contrárias ao ensino de educação sexual nas escolas? A contrário do que é dito por aí, o conteúdo é aliado importante contra a gestação indesejada e o avanço de doenças como o HIV.

2. “Nenhuma mulher quer abortar”

“Eu sou contra o aborto. Nenhuma mulher quer abortar. Elas chegam ao aborto, porque, possivelmente, não foi lhe dada nenhuma outra opção. A mulher aborta acreditando que está desengravindando (sic), mas não está”.

Damares Alves, que foi assessora parlamentar de Magno Malta (PR-ES), também deu seu parecer sobre a comunidade LGBT brasileira. Segundo a ministra, a discussão é “delicada”. Contudo, aos seu olhos foi criada uma “falsa guerra entre cristãos e LGBT”.  

(…)

3. “Ninguém nasce gay”

O pastor evangélico Ezequiel Teixeira (PTN-RJ) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4931 de 2016, que propõe um decreto legislativo autorizando a aplicação de terapias para “auxiliar a mudança da orientação sexual, deixando o paciente de ser homossexual para ser heterossexual, desde que corresponda ao seu desejo”.

Assim como outras correntes fundamentalistas, ele acredita em ‘cura gay’. Para Teixeira, “a homossexualidade causa diversos transtornos psicológicos”. Sem contar que o Brasil é o que mais mata LGBT no mundo, um a cada 19 horas.

(…)

4. “Não é a política que vai mudar esta nação, é a igreja”

Falando em religião, para Damares, “não é a política que vai mudar esta nação, é a igreja”. Quando você ouvir igreja, leia-se igreja evangélica.

(…)

5. ‘É o momento de a igreja governar’

A nova ministra falou novamente sobre o tema em 2016, em Belo Horizonte. A integrante do governo de Jair Bolsonaro expôs suas ideias na Igreja Batista da Lagoinha.

(…)

6. “A mulher nasceu para ser mãe”

Para terminar essa seleção, repetimos, digna do roteiro de The Handmaid’s Tale, o pensamento da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos sobre as próprias mulheres. Ela afirma que se “preocupa com a ausência da mulher na casa”. A ministra acredita que a mulher nasceu pra ser mãe e que ideologia de gênero é morte.

(…)

A ministra e a série. Foto: Agência Brasil/Reprodução