Apoie o DCM

Selfie é o novo “beijo em bebê” de candidatos nas eleições

A campanha oficial dos candidatos à Presidência na televisão e no rádio só começa semana que vem, mas a corrida por popularidade já vem tomando conta das redes sociais.

Os políticos se dão conta de que não poderão ignorar a internet como meio de comunicação direta com os eleitores em 2014 e devem intensificar e muito a presença nas redes em relação ao último pleito.

As equipes de marketing e campanha já disputam curtidas e compartilhamentos, em uma pequena mostra do que está por vir até a decisão nas urnas em outubro.

Se antes os candidatos tinham que literalmente suar a camisa nos comícios e aparições públicas, distribuindo apertos de mão e beijos nas carecas dos bebês estendidos pelas mães; agora também terão que fazer um esforço extra para “sair bem na foto”.

Como não poderia deixar de ser, a moda dos autorretratos – ou “selfies”, para os íntimos – se espalhou também na política, seja de forma discreta ou incentivada.

Se em 2010 a presidente Dilma Rousseff (PT) usou suas páginas oficiais de maneira mais séria e pouco frequente, neste ano sua equipe já adotou uma linguagem bem mais informal.

No começo de junho, sua página no Facebook começou a incentivar que internautas enviassem fotos tiradas junto com a presidente. A primeira delas ganhou a legenda “Foto Dilmais”.

Saiba Mais: exame