Apoie o DCM

Sem açúcar e lactose: o doce de leite criado por brasileiros em universidade

O doce de leite sem açúcar e lactose desenvolvido pela Universidade de Viçosa (UFV). Foto: Divulgação

Estudantes da Universidade de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, desenvolveram o primeiro doce de leite sem açúcar e sem lactose, criando uma opção para dietas especiais, como para diabéticos e pessoas intolerantes à lactose. O novo produto tem 25% menos calorias que o doce tradicional e pode ser consumido como pré-treino, pois fornece energia rápida para atividades físicas.

Os pesquisadores enfrentaram desafios ao retirar o açúcar, pois isso tornava o doce de leite fluido e sem a textura pastosa típica. Para alcançar a consistência desejada, sem adicionar gomas ou ingredientes artificiais, os estudantes usaram técnicas que permitiram manter a textura e o sabor semelhante ao doce tradicional, mas sem os problemas que outros produtos do mercado apresentam, como a sensação de mousse ou gelatina.

A equipe também teve que resolver questões técnicas como a incrustação nas paredes do equipamento de cozimento devido ao depósito de minerais do leite. O processo envolveu ajustes constantes até alcançar o sabor, a textura, o brilho e a cor do doce, além de manter a consistência próxima do original.

O produto está sendo patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e a universidade será a proprietária. Os pesquisadores destacam que, ao contrário de outras versões de doces sem açúcar, que utilizam muitos aditivos para imitar a cor e o aroma do produto original, o novo doce de leite foi desenvolvido com a intenção de reduzir a quantidade de ingredientes.