Sem aulas como História e Geografia, o “Novo Ensino Médio” gera revolta na web

O Novo Ensino Médio tem gerado revolta nas redes sociais nesta sexta (12). Alguns estudantes receberam sua grade de matérias e reclamam da falta de algumas matérias como química, geografia e até mesmo história. Um dos casos que mais chamou atenção foi divulgado pelo perfil de uma aluna do 3º ano do Ensino Médio no X (ex-Twitter).
Segundo a adolescente, seu quadro de matérias tem disciplinas com nomes como “Ação! Está em suas mãos!”, “De olho na rede digital” e “O que rola por aí?”, e não inclui outras, como história, geografia, física, química e biologia.
A proposta do Novo Ensino Médio foi sancionada em 2017 pelo governo do ex-presidente Michel Temer e a medida começou a ser implementada em 2022 em escolas de todo o país. A previsão era de que a mudança ocorresse de forma gradual até este ano.
A reforma tem como principais propostas o aumento progressivo de carga horária e o agrupamento das disciplinas tradicionais por áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), que devem ser escolhidas pelos próprios estudantes.
Veja a repercussão nas redes sociais:
Esse é o meu quadro de horários do 3º ano do ensino médio. Não tem história, geografia, física, química, biologia…
NÃO
TEM
HISTÓRIA E
GEOGRAFIAÉ essa a educação do Brasil, parabéns aos envolvidos. ? pic.twitter.com/cEeDo6qdhu
— myh. ?⃝⃒⃤. (@moonfelipeneto) January 10, 2024
da minha amiga, de outra escola do RJ pic.twitter.com/Y8c1yDa1I6
— myh. ?⃝⃒⃤. (@moonfelipeneto) January 10, 2024
O novo ensino médio normalizou disciplinas cujos nomes parecem chamadas da Choquei. https://t.co/7IOlUPgHz2
— Sabrina Fernandes (@safbf) January 12, 2024
https://twitter.com/profanegra/status/1745578269053702169
O projeto “Escola sem Partido” venceu quando aprovaram o Novo Ensino Médio. E venceu novamente quando mantiveram. E vencerá por uma terceira vez se a carga horária roubada das disciplinas base como História e Geografia não forem devolvidas.
— Iago Gomes (@profiagogomes) January 12, 2024
SIMPLESMENTE TIRARAM QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA GRADE DE HORÁRIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO PRA AUMENTAR AS HORAS DE ELETIVApic.twitter.com/8gVLfSIvLU
— mara ☥ (@mavolkv) January 9, 2024
O Novo Ensino Médio amplia o abismo entre estudantes pobres e ricos. É uma forma de impedi-los de disputar vagas em universidades e condená-los a trabalhos precarizados. É como se o direito à educação tivesse sido abolido. https://t.co/jQaxDEF2fL
— Justiça para o povo palestino! ?? (@priskika) January 11, 2024
Uma coisa que me traz alívio é que eu e minha irmã tivemos o privilégio de ter uma educação minimamente ok
aí fico puto, porque isso não deveria ser privilégio
Não tem mediação com o Novo Ensino Médio, ele precisa ser revogado. Ele vai fazer um estrago em GERAÇÕES de estudantes
— Manuel Netto (@reversoracista) January 12, 2024
A revogação do novo ensino médio é urgente!
Estudantes de todo o país, que estão se preparando para se formar, prestar vestibular e ingressar na universidade se depararam com grades totalmente inadequadas. https://t.co/kLBkh5sGso— UBES #RevogaNEM ✏️ (@ubesoficial) January 12, 2024