Apoie o DCM

Sem noção, Bolsonaro diz a enviados de Biden que Trump foi roubado nas eleições dos EUA

Bolsonaro e Biden

Os enviados do presidente Joe Biden chegaram a Brasília na última quinta-feira em busca de uma relação pragmática com o governo do presidente Jair Bolsonaro e saíram espantados. Em reunião realizada na manhã de quinta (5) no Palácio do Planalto, Bolsonaro expressou à missão americana que mantém firme sua convicção de que o ex-presidente americano Donald Trump foi vítima de uma fraude eleitoral, informa o jornal O Globo.

As palavras de Bolsonaro causaram estupor na delegação chefiada pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, que incluiu, também, o diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez, e o funcionário sênior do Departamento de Estado para o Hemisfério Ocidental Ricardo Zúñiga, que, segundo as fontes, será a pessoa encarregada da relação com o Brasil.

Somente na noite de sexta, quando a missão americana encerrava sua visita à Argentina, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou uma nota na qual informa que “sobre a questão das eleições brasileiras, a delegação afirmou ter grande confiança na capacidade das instituições brasileiras de realizar uma eleição justa em 2022. Também ressaltou a importância de preservar a confiança no processo eleitoral que tem longa história de legitimidade no Brasil”.

O comunicado foi uma resposta aos ataques públicos de Bolsonaro à urna eletrônica, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à posição adotada pelo presidente na reunião de quinta no Planalto. A preservação da democracia no Brasil é uma preocupação de congressistas americanos do Partido Democrata e da diplomacia dos EUA.’

O presidente Jair Bolsonaro, o diretor da CIA, William Burns, o então embaixador dos EUA, Todd Chapman, e o general Augusto Heleno, no Palácio do Planalto, em 2 de julho de 2021. Foto: Reprodução

O presidente brasileiro não mudou uma vírgula sua adesão às falsas denúncias de Trump de fraude nas eleições americanas de 2020 e fez questão de deixar isso claro aos enviados de Biden. Bolsonaro disse aos funcionários da Casa Branca que o governo deles é resultado de uma fraude.

No começo de janeiro, horas após o Congresso americano oficializar a vitória de Biden como presidente dos EUA, Bolsonaro insistiu em apoiar a tese da fraude, até hoje defendida por Trump e seus seguidores. Na época, o presidente brasileiro afirmou, ainda, que o Brasil “terá um problema pior que os EUA se não houver voto impresso nas eleições de 2022”.

Sete meses depois, Bolsonaro continua pensando as mesmas coisas e não escondeu isso da delegação americana. Se a missão chegou a Brasília com uma atitude positiva e uma agenda de temas comuns para serem trabalhados em conjunto, saiu com ceticismo sobre a possibilidade de interagir com o governo Bolsonaro.