Apoie o DCM

Sem noção, prefeito de Alfenas compara Bolsonaro a autistas “porque não têm sentimentos”

Crédito: reprodução

Do blog Vencer Limites, do ESTADÃO:

Uma declaração do prefeito de Alfenas, no sul de Minas Gerais, Luiz Antônio da Silva, gerou reações da comunidade autista, de pessoas e de instituições que defendem os direitos da população com deficiência.

“Bolsonaro é um psicopata, um autista, porque autistas não têm sentimentos, olham para uma pessoa que está sofrendo e não sentem nada”, disse Silva, ao vivo, no dia 23 de janeiro, durante o programa de rádio ‘Conversa com o Prefeito’, transmitido pela Pinheirinho FM (88,3) (…)

Em nota, a Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (REUNIDA) repudiou a declaração do prefeito de Alfenas.

“A Reunida é uma entidade de caráter social, que tem na sua concepção a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida para todas as pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) do país, sem exceção. Nossa missão é prestar um serviço de excelência em defesa dos direitos, no cumprimento da Lei 12.764/12 e no fomento das políticas públicas visando proporcionar maior segurança e bem-estar aos (às) autistas, vem a público REPUDIAR a entrevista concedida pelo Prefeito do município de Alfenas, no Sul de Minas Gerais, o Senhor Luiz Antônio da Silva, que, sem qualquer conhecimento ou respeito, usou o termo Autista de forma pejorativa, ferindo a dignidade humana das pessoas com deficiência. A referida entrevista foi concedida à rádio comunitária do Pinheirinho, sendo também transmitida por vídeo em redes sociais, no último dia 23 de janeiro.

A REUNIDA não concorda com esse tipo de “FALA”, e o uso indevido da palavra ‘autismo’, no caso, como adjetivo pejorativo e usado para atacar, e ofender toda a Comunidade do Autismo, que luta diariamente para romper barreiras do preconceito da população em relação ao Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.

A REUNIDA aproveita e se solidariza com todos os cidadão, autistas, familiares e apoiadores da causa, que se sentiram atacados e desrespeitados pelo prefeito de Alfenas”, conclui a nota.