Sem testes realizados, prefeitura de Bagé anuncia vacinação para covid em gestantes de alto risco
Do AlegreteTudo
A Prefeitura de Bagé, na Fronteira do Rio Grande do Sul, iniciou na segunda-feira (12) a aplicação de doses de vacina da Covid em gestantes de alto risco. As duas vacinas que estão sendo utilizadas no Brasil, CoronaVac e Astrazeneca, ainda não foram testadas nesse público.
A Secretaria de Saúde, assim como o Ministério da Saúde e a OMS recomendam que as doses sejam aplicadas somente em grávidas dentro do grupo de risco do plano de vacinação, e mesmo assim, sob a avaliação e indicação do médico.
O Ministério da Saúde ainda indica que “a vacina pode ser oferecida às gestantes sem comorbidades após avaliação dos riscos e benefícios, principalmente em relação às atividades desenvolvidas pela mulher”. (…)
Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que Bagé tem 204 grávidas em alto risco. Segundo Mariana Oxandabaratz Alfaro, médica ginecologista e obstetra do pré-natal de alto risco, a equipe definiu critérios de inclusão na vacinação: idade gestacional superior a 24 semanas e a não ocorrência de Covid ou outras doenças nos últimos 45 dias.