Senador norte-americano alerta EUA para possível golpe de Bolsonaro

O senador estado-unidense Bernie Sanders está preparando, com antecedência, um posicionamento do Senado americano contra uma possível tentativa de golpe de Estado por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o jornal The Washington Post.
Representantes da sociedade civil brasileira convenceram Sanders em julho, da real possibilidade de um golpe caso o atual o ex-capitão seja derrotado nas eleições de outubro. Diante disso, o norte-americano decidiu montar a resolução.
O documento encontra-se em fase de rascunho. Nele é destacado que “os EUA imediatamente reconhecerão os resultados da eleição brasileira” e “reavaliarão a parceria com qualquer governo que assumir o poder de forma antidemocrática, incluindo golpes militares”, podendo “colocar em risco futuras ajudas por parte dos Estados Unidos.”
“É absolutamente imperativo que o Senado dos EUA deixe claro por meio de uma resolução que apoiamos a democracia no Brasil”. Tal posicionamento do Senado, segundo o político, deixaria claro que o país “não mais prestará apoio militar” e “não reconhecerá um governo ilegítimo”, afirmou Sanders em entrevista ao Washington Post.
Bolsonaro ainda segue em segundo lugar nas pesquisas presidenciais, e vê seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com possibilidades de sair vitorioso já na primeira etapa do pleito.