Senador pede afastamento de diretor-geral da Abin após Bolsonaro usar a agência contra CPI da Covid

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou que irá protocolar pedido para que o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, seja afastado do cargo.
Um dia após o depoimento do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na CPI, a Abin enviou uma “demanda urgente” a agentes de inteligência de todos os estados do país, solicitando uma “compilação de dados” sobre “irregularidades relacionadas à pandemia” em “âmbito estadual e municipal”.
Segundo Randolfe, a agência desrespeitou o artigo 4 da Constituição, que diz: “Impedir, ou tentar impedir, mediante violência, ameaça ou assuadas, o regular funcionamento de Comissão Parlamentar de Inquérito, ou o livre exercício das atribuições de qualquer dos seus membros.”
“Diante disso estou protocolando requerimento em comum acordo com a direção desta CPI para afastar o Senhor Alexandre Ramagem da direção da ABIN por obstrução a investigação parlamentar”, declarou o senador no Twitter.
Diante disso estou protocolando requerimento em comum acordo com a direção desta CPI para afastar o Senhor Alexandre Ramagem da direção da ABIN por obstrução a investigação parlamentar.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) May 7, 2021