Senadores pedirão impeachment de Ernesto Araújo nesta segunda (29)
Da Coluna de Malu Gaspar no Globo:

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um grupo de senadores apresenta hoje ao Supremo Tribunal Federal o pedido de impeachment do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O documento, redigido pelos oposicionistas Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), afirma que Araújo cometeu crime de responsabilidade ao dificultar, com sua atuação, a importação de vacinas para prevenir a Covid-19.
Araújo também teria dado razões para o afastamento ao hostilizar uma nação estrangeira, no caso a China, e divulgar mentiras sobre a evolução da pandemia de Covid-19 para a comunidade internacional. Por lei, só o STF pode afastar do cargo um ministro de estado. Além de Rodrigues e Vieira, outros senadores se comprometeram a subscrever o pedido, que circulou por WhatsApp no fim da noite de ontem.
A iniciativa, que vinha sendo discutida ao longo da semana passada, ganhou força neste domingo, com os ataques públicos o chanceler fez à senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado.
(…)