Apoie o DCM

Senadores pró-Lava Jato criticam Aras e querem manter Dallagnol na chefia da Força Tarefa

Deltan Dallagnol. Foto: VLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL

De André Siqueira na Coluna Maquiavel da Veja.

Em uma reunião virtual realizada na segunda-feira 3 por senadores do grupo Muda Senado, o procurador Deltan Dallagnol , coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, rebateu as declarações do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre a atuação dos membros do Ministério Público nas investigações conduzidas pelas forças-tarefas.

O encontro, que também teve a participação de procuradores de outros estados, como São Paulo, e representantes da Associação Nacional dos Procuradores da República, é o segundo promovido pelo Muda Senado em menos de uma semana. Na quarta-feira 29, os parlamentares se reuniram com Augusto Aras.

Segundo relatos de senadores que participaram dos dois encontros, Aras endossou, na quarta-feira, as declarações dadas na terça-feira 28, em uma live realizada pelo grupo de advogados Prerrogativas. Na ocasião, o procurador-geral da República pediu que o “lavajatismo não perdure” no Brasil e questionou as informações mantidas em sigilo pela Lava-Jato – de acordo com ele, o banco de dados da força-tarefa, de 350 terabytes, é superior ao de todo o Ministério Público Federal (40 terabytes).

(…)