Apoie o DCM

Senadores republicanos querem pedir auditoria na eleição dos EUA para buscar fraude

Do Estadão:

O democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, adversários nas eleições 2020
Imagem: Angela Weiss e Mandel Ngan/AFP

Um grupo de senadores do Partido Republicano pretende pedir a instalação de uma comissão eleitoral para fazer uma auditoria emergencial nos resultados da eleição presidencial americana de 2020 em Estados em que houve denúncias de fraude. O pedido deve ser apresentado na quarta-feira, 6, quando o Congresso americano se reunirá para certificar os resultados do colégio eleitoral, que deram vitória ao democrata Joe Biden.

O grupo reúne os senadores Ted Cruz, Ron Johnson, James Lankford, Steve Daines, John Kennedy, Marsha Blackburn e Mike Braun, além dos eleitos Cynthia Lummis, Roger Marshall, Bill Hagerty e Tommy Tuberville. Em nota conjunta divulgada neste sábado, 2, eles afirmam que a eleição foi alvo de alegações de fraude “sem precedentes”, mas não citam mais evidências de que fraudes teriam de fato ocorrido.

“A fraude eleitoral tem sido um desafio persistente em nossas eleições, embora sua dimensão e escopo sejam alvo de discussão”, escrevem. “Sob qualquer medida, as alegações de fraudes e irregularidades na eleição de 2020 excedem as de qualquer eleição que presenciamos.”

(…)