Apoie o DCM

Colonialismo de dados: Sergio Amadeu divulga pré-venda de seu novo livro

Sergio Amadeu
Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal entra na pré-venda; – Foto; Reprodução

O sociólogo Sergio Amadeu foi às redes sociais, nesta quinta-feira (07), anunciar que a pré-venda de seu novo livro já está disponível. Com a entrega para novembro, a obra intitulada “Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal” conta com apoio da Fundação Perseu Abramo e contém 208 páginas.

O livro não tem previsão para versão eBook, porém pode ser comprado na versão física por 35 reais na loja do site Autonomia Literária. “Começou a pré-venda do livro “Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal”. Não perca o seu”, escreveu Sergio no Twitter.

Leia também:

1; Bolsonaro avisa; “Vamos ter problemas de abastecimento”

2; Eduardo Bolsonaro faz a festa com dinheiro público e aluga Corolla e Fusion blindados

3; Bolsonaro e aliados elegem novo inimigo; saiba quem é

Descrição do livro

As tecnologias, os algoritmos e seus modos de tratamento e armazenamento, bem como os fluxos de dados, não beneficiam todas as populações nem enriquecem do mesmo modo todas as comunidades e localidades. As plataformas, muitas vezes articuladas junto a Estados ricos e poderosos, são enormes máquinas de captura e armazenamento de dados pessoais, responsáveis por criarem bilhões de perfis de usuários, que depois são usados para promover influência comportamental para fins de propaganda comercial, ideológica ou política.

Neste livro, pesquisadores, professores e militantes destrincham o conceito de colonialismo de dados e discutem a forma como ele estaria se engendrando nas estruturas sociais, econômicas e políticas de uma forma que ainda não é consensual. Há tensões importantes a serem percorridas e a busca de uma definição e de uma análise operacional desse conceito e outros conceitos como colonialismo digital e imperialismo de dados tecem o panorama das reflexões aqui apresentadas.

Garanta já o seu AQUI.

Confira abaixo a publicação do sociólogo: