Sergio Paulo Rouanet morre aos 88 anos no Rio

Neste domingo (3), aos 88 anos, Sérgio Paulo Rouanet morreu no Rio de Janeiro. O diplomata, ensaísta e ocupante da de número 13 da ABL há 30 anos era portador da doença de Alzheimer.
Ele foi secretário de Cultura durante o governo Collor e acabou criando a lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, em 1991. Não por acaso, o financiamento ganhou o nome de Lei Rouanet, tornando-se fundamental para que projetos da área captassem recursos para serem produzidos.
Nos últimos anos, a lei Rouanet se tornou uma arma dos bolsonaristas para criar uma guerra de narrativas. Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) criaram uma série de fake news contra artistas e políticos de esquerda para tirar a credibilidade da lei criada por Sérgio Paulo.
Além disso, Rouanet também se destacou ao ser o tradutor no Brasil do filósofo alemão Walter Benjamin, conquistando a Medalha Goethe por contribuir para que a cultura alemã chegasse a outros países.
Ele realizou estudos sobre a questão ética na antropologia e dos paradigmas ultrapassados. Sérgio ainda fez um estudo que influenciou a concepção da ENAP.