Serra diz que boicotou projeto de Dilma em 2010 com cumplicidade do presidente do BNDES

De A Tarde:

O senador eleito por São Paulo, José Serra (PSDB), disse considerar “hilariante” o projeto do trem-bala, que ligaria São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas – o projeto foi muito citado na campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010, quando Serra era o candidato tucano.

Em uma apresentação informal a pessoas ligadas ao movimento Onda Azul – que se descreve como um movimento da sociedade civil que propõe atos de filiação coletiva ao PSDB -, Serra afirmou que o caso ilustra a falta de preparo do PT para governar.

Para a plateia de apoiadores na noite de ontem, Serra disse ter inserido Campinas no traçado do projeto, quando ele ainda era governador de São Paulo e Dilma, ministra da Casa Civil, para atrasar o projeto, que considerava “falido”.

O senador disse ainda que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, de quem era próximo, concordou com sua análise e ajudou a atrasar o andamento da proposta. “Enfiei Campinas logo que veio o projeto. Para quê? Para complicar, verdade, para ganhar tempo. Peguei o Luciano Coutinho, que é o presidente do BNDES, foi meu colega, um sujeito informado, e falei ‘você não vai entrar nessa loucura de trem bala, né?’. Então eu vou propor que o BNDES faça um estudo e você demora. E ele fez mesmo, demorou para burro, sabe? Para ganhar tempo”, disse Serra.

Questionado pelo Broadcast Político, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real, sobre o assunto após o evento, Serra disse que a sua fala ali não era “coisa para levar para jornalista”, mas admitiu que usou estratégias para protelar o projeto do trem-bala, que, segundo ele, demonstrou depois não ter viabilidade econômica.

“Na época eu adverti que era uma loucura e que era importante o BNDES fazer um estudo sério, mesmo que isso levasse tempo. Claro que eu imaginava também ganhar tempo, mas o BNDES de fato fez esse estudo.”

Em resposta ao Broadcast Político a assessoria de imprensa do BNDES afirmou que a informação não procede e disse que “a decisão de incluir Campinas no traçado do trem de alta velocidade foi tomada para atender a demandas da própria região e aproveitar o potencial do aeroporto de Viracopos.”

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Ex-diretor da PRF questiona por que ele está preso e Bolsonaro não

A defesa de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) detido desde agosto de…

16 minutos ago

PMs são presos por espancar e torturar colega no DF

Nesta segunda (29), ao menos 13 policiais militares foram presos por suspeita de agredir e…

19 minutos ago

VÍDEO – Bailarinas de Leonardo dizem que usam calcinha após polêmica

Um vídeo das bailarinas do cantor Leonardo tem causado polêmica na internet por dar a…

26 minutos ago

Duas cidades de SC são alvos de investigações em nova fase da Operação Mensageiro

A Operação Mensageiro, que investiga um esquema de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva,…

1 hora ago

Operação Mensageiro: deputado bolsonarista é alvo de ação contra lavagem de dinheiro em SC

O deputado estadual bolsonarista Emerson Stein (MDB) é um dos alvos da 5ª fase da…

1 hora ago

Nova onda de calor: temperaturas podem chegar até 40ºC, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor que…

2 horas ago