Sete prefeitos eleitos de capitais são negros

Do Globo:
Com o fechamento das urnas neste segundo turno, o Brasil terá sete políticos que se autodeclaram pretos e pardos no comando das prefeituras das capitais do país. O percentual, de 28%, é menor do que o registrado nacionalmente no último dia 15, quando 32% dos eleitos se declaravam negros.
Entre os prefeitos eleitos, todos estão em cidades do Norte e do Nordeste do país. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não contarão com nenhum político negro nos próximos quatro anos no comando das prefeituras das capitais.
Dentre os eleitos estão estão Tião Bocalom (PP), em Rio Branco (AC), Edvaldo (PDT), em Aracaju (SE), David Almeida (Avante), em Manaus (AM), JHC (PSB), em Maceió, Cícero Lucena (PP), em João Pessoa (PB), João Pessoa Leal (MDB), em Teresina (PI) e Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista (RO).
Se considerado a o totalidade das cidades com mais de 200 mil habitantes, o percentual é ainda menor, de 20%. Dos 94 eleitos, apenas dois se declaram pretos – Professor Lupércio (Solidariedade), em Olinda (PE), e Suellen Rossim (Patriota), em Bauru – e outros 15 pardos.
(…)