Shahed-136: como são os drones usados pelo Irã no ataque a Israel

Segundo relatos da agência de notícias iraniana IRNA, o Irã empregou dezenas de drones Shahed-136 no ataque a Israel neste sábado (13). Esta ação foi uma resposta ao ataque israelense à embaixada iraniana na Síria, onde comandantes da Guarda Revolucionária foram mortos no início do mês.
O Shahed-136 é um tipo de drone-kamikaze sem tripulação, com formato de asa delta. De acordo com informações da agência Reuters, sua concepção oferece baixa detecção por radares, devido à combinação de design em asa delta e capacidade de voo em baixa altitude.
O drone portátil de ataque pode transportar até 40 quilos de ogivas e ser lançado de um caminhão militar ou comercial. Criado pela Shahed Aviation Industries do Irã e fabricado pela Corporação de Indústrias de Fabricação de Aeronaves iraniana (HESA), o Shahed-136 se destaca por sua mobilidade, poder de ataque e furtividade devido ao seu design inovador.
Com um alcance entre 1.000 e 1.500 km, velocidade máxima de 185 km/h, peso de 200 quilos, comprimento de 3,5 metros e largura de 2,5 metros, o drone foi introduzido em 2021. Após o lançamento, o Shahed-136 segue um percurso predefinido, com curvas e desvios para evitar defesas aéreas, conforme relata a Reuters.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link