Silvio Almeida pede respeito após Eduardo Bolsonaro acusar Dino de “negro fake”

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, pediu respeito à questão racial nesta terça-feira (5) após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acusar Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), de “negro fake”.
Durante a Comissão de Fiscalização Financeira e de Segurança da Câmara, Eduardo disse que Dino se declarou branco em 2014, na eleição ao governo do Maranhão. Já na reeleição, em 2018, se declarou pardo. “Flávio Dino é um negro fake ou existem negros trans, que conforme o dia que eles acordam, podem se declarar negros ou não?”, perguntou o parlamentar.
Almeida questionou a motivação da pergunta e afirmou que Eduardo deveria ter mais respeito. “Sobre os termos usados pelo deputado, como ‘negro trans’ e ‘negro fake’, só acho que o deputado deveria ter mais respeito à questão racial. O deputado demonstra que não tem o menor respeito pela questão racial, não tem o menor respeito pelos negros brasileiros, porque, se tivesse, não falaria dessa maneira”, rebateu.
“E o Lula, tem? O Lula tem respeito?”, disparou Eduardo Bolsonaro. “O que eu posso dizer é que o senhor não tem. O senhor não está me respeitando no momento. Eu peço que me respeite. Por que essa pergunta ofensiva dirigida a mim, tem algum motivo para isso?”, respondeu o ministro.
Veja o vídeo:
Ministro Silvio Almeida coloca Eduardo Bolsonaro no lugar dele e pede RESPEITO para questão racial após deputado dizer que Flávio Dino era negro fake e negro trans.
"Essa pergunta dirigida a mim, eu acho muita estranha, porque sou ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, e… pic.twitter.com/2LPCRjXG1c
— Lázaro Rosa ?? (@lazarorosa25) December 5, 2023