Apoie o DCM

Silvio de Abreu sai da Globo depois de 42 anos

Silvio de Abreu estava na Globo desde 1978; ele assumiu chefia de Dramaturgia há seis anos. Foto: JOÃO COTTA/TV GLOBO

Do site Notícias da TV.

Diretor de Dramaturgia da Globo, na qual atuava como autor desde 1978, Silvio de Abreu está de saída da emissora. Ele é mais uma baixa na reformulação da alta cúpula –na semana passada, foi anunciada a substituição de Carlos Henrique Schroder por Ricardo Waddington na direção de Entretenimento.

A mudança também atinge Monica Albuquerque, chefe do DAA (Desenvolvimento de Acompanhamento Artístico). A saída dos dois executivos foi confirmada ao Notícias da TV. Monica estava no cargo desde julho de 2013 e era contratada da Globo desde 1999. Segundo Flavio Ricco, colunista do R7, o departamento dela vai acabar.

A chefia de dramaturgia atualmente ocupada por Silvio de Abreu passará para José Luiz Villmarim, o que indica novos rumos para o departamento: antes lideradas por um escritor, agora as novelas e séries terão à frente um diretor.

Villamarim é o homem por trás das câmeras de Amor de Mãe, novela das nove interrompida pela pandemia e que volta à grade com capítulos inéditos em março do ano que vem. Ele também tem no currículo obras elogiadas como O Canto da Sereia (2013), Amores Roubados (2014), Justiça (2016) e Onde Nascem os Fortes (2018), e dividiu a direção geral do fenômeno Avenida Brasil (2012) com Amora Mautner.

(…)

Silvio de Abreu estreou na Globo não como novelista, mas como ator. Ele fez a novela A Próxima Atração (1970), na pele de Damasceno. Só passou a escrever roteiros em 1977, na Tupi, com uma adaptação do clássico romance Éramos Seis. No ano seguinte, voltou para a Globo já com a função de autor e assinou Pecado Resgado.

Foi responsável por sucessos como Guerra dos Sexos (1983), Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995) e Passione (2010). Em 2014, foi promovido a diretor de Dramaturgia Diária, ficando responsável por aprovar (ou rejeitar) todas as novelas que seriam produzidas pela Globo.

(…)