Apoie o DCM

Simone Tebet diz a aliados que aceita comandar Ministério do Meio Ambiente

O presidente eleito Lula e a senadora Simone Tebet
Foto: Reprodução/Nelson Almeida/AFP

A ex-candidata à Presidência e senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem dito a aliados que aceita ser ministra do Meio Ambiente, após não conseguir o Ministério do Desenvolvimento Social.

A condição de Tebet, porém, é que a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) seja indicada para a autoridade climática, que teria status de Ministério. O único problema é a recusa de Marina em aceitar o comando da nova cadeira.

Segundo a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pressionam Tebet e Marina para aceitarem a dobradinha.

Na semana passada, Tebet havia dito a pessoas próximas que só entraria para o governo se fosse para comandar o ministério responsável pelo Bolsa Família, que após pressão do PT acabou ficando com o senador eleito Wellington Dias (PT).

No caso do Ministério do Meio Ambiente, a senadora não queria aceitar o convite por ser uma pasta cobiçada por Marina, de quem se tornou amiga durante a campanha eleitoral. Nesta quinta, no entanto, a senadora cedeu e afirmou que topa uma dobradinha com a deputada.

As negociações em torno da pasta desencadearam uma crise, já que Marina considera a autoridade climática uma função técnica, e por isso não se coloca como uma opção para o cargo.

A indicação de Tebet para o Ministério do Meio Ambiente agradaria ao mercado. Marina, por sua vez, sofre resistência do setor, mas tem apoio da área ambiental.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link