“Simpáticos e carismáticos”, alemães ganham jogo e público na Bahia
“Sorria, você está na Bahia”. A frase, tão conhecida por todos no Brasil, representa muito mais do que uma “dica”, é um convite, um lema do Estado. Pois foi na Bahia que aconteceram, por enquanto, as duas goleadas mais marcantes da Copa do Mundo, que arrancaram sorrisos de todos, exceto os derrotados.
Curiosamente, os alemães e holandeses, norte europeus, “sisudos” na visão de alguns, atropelaram portugueses e espanhóis, ibéricos, “sangue latino”. Jogadores alemães e holandeses foram os que mais sorriram até agora não só dentro de campo, mas também fora, adotando uma postura de interação com o público brasileiro.
A Alemanha revolucionou a pequena vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. A construção do campo de treinamento e a própria locomoção dos alemães pela região causaram transtornos aos moradores – que os jogadores tentam compensar criando uma relação próxima com os locais. A Federação Alemã realiza ações sociais que deixarão um legado importante para a comunidade, o time já recebeu visita de índios pataxós, dançou o lepo lepo com moradores e um vídeo mostrou o goleiro Neuer e o meia Schweinteiger entoando o famoso “Bora Bahêa” junto com torcedores do Bahia.
“O baiano presta muita atenção no que faz o estrangeiro que vem para cá. Nós assistimos na televisão a simpatia deles com a classe baixa, os alemães estão fazendo muita coisa por lá, estão mostrando muito carisma. Portugal fez o quê? Chegou aqui e foi para o hotel. Eu estou com a humildade, vou torcer pela humildade. Estamos divididos por aqui e eu acho que a favela está com a Alemanha”, comentou o pescador Ricardo Mário, em frente à Fonte Nova, na noite anterior ao jogo.
De fato, o que se viu ao longo da partida desta segunda-feira foi um público dividido, quase neutro. A tática evitou que a Alemanha jogasse fora de casa contra Portugal, uma seleção com afinidade histórica com o Brasil e o time de Cristiano Ronaldo, idolatrado no mundo todo. “É importante ter as pessoas junto com você. A maioria dos torcedores estavam conosco hoje e isso é muito legal. Nós sentimos o apoio de todos, as pessoas estão felizes, são amigáveis”, comentou o atacante Lukas Podolski, que após a partida postou uma selfie com a premiê Angela Merkel dentro do vestiário do time.
“Lá no Campo Bahia estamos tentando deixar as pessoas felizes. Elas são muito amigáveis, sorriem muito e queremos retribuir. Estamos felizes e nos divertindo, até dançando com eles”, contou Thomas Muller, atacante da Copa do Mundo após os três gols marcados em cima de Portugal.
Saiba Mais: bbc