Sindicato diz que vai processar a Globo por reprises de novelas; entenda

O Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio (Sated/RJ) vai processar a TV Globo pelo baixo valor pago a atores por reprises de novelas. Hugo Gross, presidente da entidade, afirmou que o canal “vem tratando a categoria com muito desdém os profissionais”.
Ele aponta que o trabalho e o direito autoral dos artistas “são direitos irrenunciáveis” e apontou que eles “fizeram a emissora ser campeã de audiência”. O sindicato vai “lutar com unhas e dentes dentro da esfera judicial” pelos direitos dos atores, segundo ele.
Ator da novela “Viver a Vida” (2009), que será reprisada pela emissora, Mateus Solano criticou o canal publicamente e questionou se os intérpretes receberão algum valor pela reexibição da obra. “Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, os intérpretes? Direito autoral não é favor”, afirmou.
Após a polêmica, a Globo divulgou um comunicado à imprensa e afirmou que “efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay”. A emissora ainda alegou que os valores dependem dos “contratos celebrados com cada um”.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link