Síndrome do coração partido: o que é, sintomas e como diferenciar do infarto

A chamada síndrome do coração partido é uma condição cardíaca provocada por episódios de estresse intenso, físico ou emocional, e não tem relação direta com frustrações amorosas, apesar do nome popular. A explicação é de Luma Campos Mori, coordenadora de Enfermagem do setor de hemodinâmica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), que detalha o funcionamento da doença e seus principais sinais clínicos. Com informações do g1.
Embora seja menos frequente do que doenças coronárias, a síndrome exige atenção médica. Os sintomas incluem dor no peito, falta de ar, taquicardia, sudorese e alterações observadas em exames como o ecocardiograma. De acordo com Luma, o quadro costuma levar pacientes a procurarem atendimento de urgência por acreditar que estão sofrendo um infarto, devido à semelhança da dor torácica.
Apesar dos sintomas parecidos, a síndrome do coração partido não é um infarto. Na maioria dos casos, não há obstrução das artérias coronárias. O diagnóstico é feito por exames de imagem, como o cateterismo, que ajudam a diferenciar a condição. O nome da síndrome vem do formato temporário que o ventrículo do coração assume durante o episódio, o que deu origem à expressão popular.
