Sistemas do Ministério da Saúde estão fora do ar há dois dias após suspeita de ataque

Imagem: Reprodução.
Após tentativa de ataque hacker na segunda-feira (16), parte dos sistemas do Ministério da Saúde seguem fora do ar por dois dias seguidos. Nessa quarta-feira (18), o ConecteSus, que dá acesso ao comprovante de vacinação contra Covid-19, e o e-SUS Notifica, utilizado para conferir novos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, são alguns dos que estão com o acesso suspenso.
Em conversa com a Folha de S. Paulo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Meirelles Pereira disse que houve um ”acesso indevido” a um dos computadores que integram o sistema da pasta. Contudo, Pereira afirma que que nenhum dado foi perdido e que o ataque hacker foi bloqueado.
”Não houve perda de dados ou prejuízo às atividades dentro do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário, que acrescentou: ”Hoje a base de dados do Ministério da Saúde é uma das mais visitadas do país, mais que a do sistema financeiro nacional.”
Além disso, Daniel conta que trabalham para colocar o sistema no ar o mais rápido possível, com esperança de que seja possível voltar ainda hoje.
Os sites fora do ar emitem uma mensagem que a plataformas estão fora do ar para ”manutenção corretiva”, com previsão de retorno ainda nesta quarta. O aplicativo do ConecteSUS não apresenta esse comunicado para dispositivos móveis. Em teste feito pela Folha, a plataforma emitiu normalmente o certificado de vacinação da Covid-19.
Confira abaixo o comunicado do órgão:
O Departamento de Informática do SUS identificou nessa segunda (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.
— Ministério da Saúde ? (@minsaude) May 17, 2022
Em seis meses, essa é a segunda vez que os sistemas do Ministério da Saúde ficam fora do ar. A última vez foi em Dezembro de 2021.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link