Site paranaense, parceiro do UOL, diz que descobriu a “trilha do hacker do Intercept” e mostra envio de informações

Site paranaense, parceiro do UOL, diz que descobriu a “trilha do hacker do Intercept” e mostra envio simples de informações. Foto: Reprodução

O site AgoraParaná, parceiro do portal UOL, postou uma notícia falsa em uma suposta reportagem assinada por Oswaldo Eustáquio e Hugo Alves. O texto diz que encontrou a “trilha do hacker do Intercept”, mas só mostra um procedimento comum de envio de informações de fontes anônimas ao site fundado por Glenn Greenwald.

A página abre o texto com frases sensacionalistas e desconexas: “A trilha do Hacker do Intercept Brasil nos levou ao inferno do The Intercept Brasil, a parte mais obscura da internet, mesmo local onde terroristas nesta semana ameaçaram de morte o presidente Jair Bolsonaro e a Ministra Damares Alves.  Mais do que isso, fizemos a trilha. Uma fonte que não será revelada neste momento nos deu o mapa e os caminhos percorridos pelo hacker do Intercept e vamos mostrar passo a passo para você. Greenwald mantém um site secreto na Deeb Web e um manual de como cometer crimes. Pior, ele ensina com detalhes como não ser pego por agentes e cometer vazamentos de documentos públicos, dessa forma, se torna cúmplice de um dos crimes virtuais mais emblemáticos da história do Brasil. O ambiente rasteiro do Intercept não deixa rastros. O jornalista tem o sigilo da fonte, mas não pode se envolver nos crimes e neste caso, Greenwald é parte dele. Há um mês investigando os crimes explícitos do site The Intercept Brasil e de Glenn Greenwald, depois de gravar os jornalistas do site na cafeteria Starbucks em São Paulo, furar o bloqueio no Senado, de forma legal, e gravar Greenwald e seu marido David Miranda após a sabatina em Brasília e obter a confissão em que o fundador do site admite a veracidade dos áudios gravados em que Leandro Demori, editor executivo, admite a adulteração dos diálogos de Moro e de membros da Lava jato, a reportagem fez o caminho do Hacker e descobriu um ambiente perigoso, que passa distante do jornalismo, mas se utiliza-se dele para cometer crimes em parceria com bandidos, que podem se identificar apenas com codinomes”.

Oswaldo Eustáquio, autor do texto do AgoraParaná que faz sensacionalismo com o “hacker do Intercept”. Foto: Reprodução

Em seguida, o AgoraParaná denuncia como algo inédito uma simples transferência de informações sigilosas para jornalistas como se fosse um furo: “Qualquer pessoa pode ter acesso ao inferno do Intercept, mas eles avisam que seu endereço ficará registrado e dão dicas de como cometer crimes de vazamentos. Eles orientam o criminoso a se dirigir a uma cafeteria e baixar no computador um navegador que esconde o endereço IP da máquina, o Thor. Veja um trecho do inferno do Intercept: ‘Conecte o seu computador pessoal a uma rede Wi-Fi que não esteja associada a você ou a seu empregador, como em uma cafeteria, por exemplo. Baixe o Navegador Tor. (O Tor permite que você fique on-line sem revelar seu endereço IP aos sites que você visita.). Dentro do Tor, acesse o nosso servidor com SecureDrop no endereçohttp://intrcept32ncblef.onion/?l=pt_BR. Este é um tipo especial de URL que só funciona no Tor. (Importante: não digite essa URL em um navegador que não seja Tor. Ela não funcionará – e sua tentativa ficará registrada.) Então, siga as instruções para enviar sua mensagem ou fazer o upload de documentos’. Greenwald orienta que o crime não pode deixar rastros. O site fundado pelo americano diz ainda que o produto do crime pode ser enviado pelo correio, mas alerta que investigadores podem seguir os rastros. Veja”.

No Twitter, o texto virou piada.

“O cara diz que fez um puta trabalho investigativo indo na deep web, diz que visitou o ‘inferno do Intercept’ e encontrou ‘provas irrefutáveis’ sendo que tudo o que ele revelou É PÚBLICO E INCLUSIVE ESTÁ NO PRÓPRIO SITE DO INTERCEPT”, diz um internauta que é retuitado pelo próprio editor-executivo do site, Leandro Demori.

“O que você ‘revelou’ já foi publicado pelo The Intercept”, diz outro internauta para Oswaldo Eustáquio, o autor desse “furo jornalístico” que não é furo.

O furo fake do AgoraParaná. Foto: Reprodução
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Madonna fez doação milionária ao RS, diz colunista

No último sábado, Madonna fez história ao reunir mais de 1,6 milhão de pessoas na…

28 minutos ago

Adolescente desaparecida há 3 meses é encontrada “debilitada” em São Paulo

Uma adolescente de 16 anos, que estava desaparecida há três meses, foi encontrada saindo de…

42 minutos ago

Erisipela: entenda doença de Bolsonaro que o levou a hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado em Manaus desde sábado (4) para tratar um caso…

2 horas ago

Motociclista morre ao atropelar idoso que estava de bicicleta no litoral de SP

Um acidente ocorreu em Guarujá, litoral de São Paulo, resultando na morte de um motociclista…

3 horas ago

Mãe desliga sonda de alimentação do filho de 3 anos e é presa por maus-tratos

Em Aparecida de Goiânia (GO), uma mulher foi presa após desligar a sonda que alimentava…

3 horas ago

Ex-ator da Globo é absolvido por posse ilegal de arma

O ex-ator de Malhação Alexandre Slaviero, detido em fevereiro do ano passado por posse ilegal…

3 horas ago