Apoie o DCM

“Situação humilhante”: família baiana retirada de voo da Air France relata prejuízo de R$ 100 mil

Comandante dá ultimato a passageiros da Bahia. Foto: Reprodução

Uma família da Bahia foi retirada de um voo da Air France no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e calcula um prejuízo total de 16 mil euros (cerca de 100 mil reais). O episódio ocorreu na madrugada de quarta-feira (14), no voo AF562, com destino a Salvador. Segundo o empresário Ivan Lopes, o valor inclui as passagens compradas na companhia, o pagamento de upgrade para a classe executiva, quatro novos bilhetes adquiridos em outra empresa aérea, além de despesas com alimentação e transporte até outro aeroporto. “Somando tudo, o prejuízo chega a aproximadamente 16 mil euros”, afirmou. Com informações do G1.

Ivan relatou que viajava com a esposa e duas filhas, no retorno de uma viagem pela Europa iniciada em Milão, na Itália. No check-in em Paris, a família recebeu a oferta de upgrade da econômica premium para a classe executiva no trecho Paris–Salvador, pelo valor de 399 euros por passageiro. “Aceitamos a oferta e pagamos 1.596 euros pelos quatro upgrades”, disse. Já no portão de embarque, os passageiros foram informados de que o upgrade de uma das filhas não poderia ser mantido por um suposto problema técnico no assento.

Segundo Ivan, ao entrarem na aeronave, foi constatado que o problema estaria em outra poltrona, a 5L, enquanto o assento 7L indicado no cartão de embarque da filha estava ocupado por um passageiro francês, apontado como funcionário da companhia. “Questionamos a situação e houve constrangimento público. O comandante gritou com a minha esposa e com a minha filha”, afirmou. A família acabou sendo expulsa do avião com apoio de policiais armados e, segundo ele, não recebeu realocação imediata nem assistência adequada. “Disseram que causamos prejuízo à empresa e que, para viajar no dia seguinte, precisaríamos comprar novas passagens. Foi uma situação humilhante”, concluiu.