“Só entendi o racismo na adolescência”, diz Gilberto Gil

Do TV e Famosos:
Gilberto Gil disse que as questões raciais demoraram para aparecer em sua vida e só foi entender, e ter contato com o racismo, quando já era adolescente, quase adulto, após ser enviado para estudar em um colégio de elite com poucos negros.
“Eu só fui perceber essas questões muito depois, na adolescência, na idade quase adulta”, falou Gil no “Conversa com Bial” desta madrugada. “Foi no ginásio quando começou um pouco, pois meus pais me mandaram para um colégio da elite onde o número de negros era muito pequeno; de 400 alunos, tinham dez negros na melhor das hipóteses”.
“Então, ali as questões do racismo, da discriminação e do deslocamento social que aquele grupo étnico sofria começaram a surgir”, relembrou o músico sobre a época em que viveu na cidadezinha de Ituaçu, na Bahia.
Gil também contou que, antes disso, nunca percebeu nenhuma discriminação a ele ou a sua família. “Eu não sentia nenhuma diferença. Meu pai era uma figura proeminente na cidade, um doutor muito querido, e minha mãe era professora na escola municipal, então não havia espaço para percepção da diferença. O racismo e a discriminação não eram exercidos em relação a minha família”.
(…)