Só hoje a Casa Branca transmitiu notificação formal ao Congresso sobre ataque com drones no Irã

Da Folha:
A Casa Branca transmitiu neste sábado (4) a notificação formal ao Congresso do ataque com drones que matou o comandante militar iraniano Qassim Suleimani no Iraque, na madrugada de sexta (3). A confirmação foi passada à agência Reuters por dois assessores do Congresso.
Muitos parlamentares democratas —incluindo a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi—criticaram o presidente Donald Trump por não obter aprovação prévia ou notificar a Casa a respeito do ataque, que causou um aumento dramático na tensão entre o Irã e os Estados Unidos e seus aliados.
A notificação foi enviada sob uma lei de 1973 chamada Lei de Poderes de Guerra, que exige que o governo norte-americano notifique o Congresso dentro de 48 horas após comprometer as Forças Armadas com ações militares ou ataques iminentes.
Espera-se que a administração Trump explique na notificação as circunstâncias, a autoridade sob a qual a ação foi tomada e o escopo e a duração previstos do envolvimento militar.
Os EUA confirmaram que a ação foi autorizada pessoalmente pelo presidente Donald Trump e anunciaram que vão mandar outros 3.000 soldados para o Oriente Médio, enquanto o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu “vingança implacável”.
(…)