Apoie o DCM

Sociedade ‘está prontinha para o universo fascista’, diz Chauí

Da folha:

A professora titular de filosofia da USP Marilena Chauí afirmou, nesta quinta-feira (19), que a sociedade brasileira “está prontinha, acabadinha para o universo fascista”.

Em um debate realizado em São Paulo, a docente disse que o afastamento da presidente Dilma Rousseff, que ela considera um golpe de Estado, e a “Ponte para o Futuro” (programa de governo proposto pelo PMDB), que ela chamou de “pinguela para o passado”, abrem um “campo no qual nenhuma possibilidade sequer de liberalismo ou de democracia estão garantidas”.

“É uma autocracia total. Por enquanto, o que é triste é que o autocrata não possui a imagem adequada. Uma figura como [o presidente interino] Michel Temer, realmente, é risível, mas a ideia é que você tenha um chefe”, afirmou.

(…)

A professora afirmou que a extinção do Ministério da Cultura tem “um motivo aparente e um motivo real”.

O motivo aparente é o enxugamento do Estado. O motivo real é a “disputa ideológica” entre “reduzir a cultura às Belas Artes ou às Sete Artes” e a maneira de pensá-la como “cidadania cultural”, fomentada pelos pontos de cultura.

“Não vou dizer que Michel Temer sabe disso, ele é muito ignorante, não faz ideia. Assopraram para ele que era para cortar e ele cortou. Se for lá e perguntar, ele vai dizer que é só questão de enxugamento e redução de gastos. Mas quem mandou ele cortar sabe o que está fazendo”, acusou Chauí.

(…)