Sofreu golpe no Pix? Saiba como solicitar a devolução do valor

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (28/8) mudanças no Mecanismo Especial de Devolução (MED) para aumentar a proteção contra fraudes no Pix. A partir de novembro, as instituições financeiras terão acesso a um sistema que permitirá rastrear todo o caminho do dinheiro movimentado por golpistas, facilitando a recuperação dos valores. A devolução deverá ocorrer em até 11 dias após a contestação feita pelo cliente.
Pelas regras, o usuário que identificar fraude deve registrar o pedido de devolução junto ao seu banco em até 80 dias após a transação. A instituição analisará o caso em até sete dias e, se for confirmado o golpe, poderá bloquear a conta do recebedor e devolver o valor — de forma integral ou parcial — em até 96 horas. Caso não haja saldo suficiente, o sistema continuará tentando bloqueios por até 90 dias.
A novidade começa a funcionar em 23 de novembro de 2025 e será obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026. O objetivo é aumentar a eficiência na devolução de valores e reduzir as perdas dos clientes vítimas de fraudes, já que atualmente os criminosos costumam transferir rapidamente os recursos para diversas contas para dificultar o rastreamento.