Apoie o DCM

‘Solução para salvar a Amazônia é monetizá-la’, diz ministro do Meio Ambiente

Do Globo

RICARDO SALLES, MINISTRO DO MEIO AMBIENTE. CRÉDITO: EVARISTO SÁ/AFP

A solução para a extração ilegal de madeira na Amazônia é “monetizá-la”, abrindo áreas para o desenvolvimento comercial, afirmou o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, em meio a uma crescente mobilização global sobre incêndios florestais e desmatamento na floresta amazônica.  Na noite de quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com oito ministros para discutir medidas  a serem anunciadas nesta sexta-feira contra as queimadas na Amazônia.

Segundo o ministro, as pessoas recorrem a atividades ilegais, criminosas, porque não têm espaço para fazer algo dentro da lei, o que tem sido muito restritiva para o desenvolvimento de áreas da Amazônia.

– O fato é que leis e regulamentos que foram promulgados e usados nos últimos 10 ou 20 anos foram muito restritivos para o desenvolvimento das áreas da Amazônia. É por isso que as pessoas vão para as atividades ilegais, para as atividades criminosas, porque não têm espaço para fazer algo dentro da lei  – disse Ricardo Salles em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

(…)