Sonda espacial europeia se aproxima de asteroide que passará perto da Terra em 2029

A sonda espacial europeia Ramses vai se aproximar do asteroide Apophis, que passará perto da Terra em 2029, para estudar como a atração terrestre afeta seu comportamento. O comunicado foi emitido pela Agência Espacial Europeia (ESA) na terça-feira (16). A Rapid Apophis Mission for Space Security (Ramses) prevê uma aproximação segura do asteroide, que tem cerca de 375 metros de diâmetro.
O corpo celeste, nomeado a partir da divindade do caos na mitologia egípcia, passará a uma distância de 32 mil quilômetros da Terra, mais perto do que os satélites de comunicação, no dia 13 de abril de 2029. Será brevemente visível a olho nu para cerca de dois bilhões de pessoas na Europa, África e partes da Ásia, de acordo com um comunicado da ESA. Os astrônomos descartam qualquer risco de colisão com a Terra nos próximos 100 anos, mas a proximidade de Apophis é um acontecimento incomum que ocorre uma vez a cada cinco ou dez mil anos.
A sonda Ramses decolará em abril de 2028 e fará sua aproximação ao asteroide em fevereiro de 2029, dois meses antes de ele chegar a seu ponto mais próximo da Terra. Seus instrumentos vão estudar a forma e superfície do corpo celeste e, sobretudo, a influência exercida pela atração gravitacional da Terra.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link