Apoie o DCM

Sonho de ser ministro do Supremo aproxima Moro de políticos

Do Jornal GGN

O cientista político e professor da Fernando Limongi publicou artigo no Valor apontando que Sergio Moro tem transitado entre políticos – no caso, do PSDB – porque sabe que o network é essencial para sua pretensão de ser ministro do Supremo Tribunal Federal. O partido dos tucanos indicou ao STF Alexandre de Moraes, ex-secretário de Geraldo Alckmin, para preencher a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki.

Segund Limongi, nas conversas que Moro mantém em eventos com empresários, o juiz “não esconde também suas ambições: os interlocutores notam o brilho em seus olhos sempre que se faz menção a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.”

“Para quem se julga moralmente acima dos demais, toda e qualquer crítica é uma bobagem. ‘Eventos sociais’, as delações da Lava-Jato estão aí para comprovar, são momentos importantes para quebrar distâncias e gerar a proximidade de que se valem os lobistas. Mimos, pequenos favores e afagos levam à amizade e à intimidade que abrem as portas para ajudas em momentos decisivos ou difíceis. A reciprocidade está na base do tratamento preferencial aos amigos. O juiz federal sabe disso, como sabe também quem indica nomes para a posição a que tanto aspira”, diz Limongi.