Apoie o DCM

SP: ação da Ferrari contra dentista por réplica da F40 tem novo capítulo

Réplica da Ferrari F40 construída pelo dentista Vitor Siqueira
Réplica da Ferrari F40 construída pelo dentista Vitor Siqueira – Arquivo Pessoal

A ação movida pela Ferrari no Brasil contra o dentista Vitor Estevan, responsável por construir uma réplica do modelo F40 no interior de São Paulo, teve um novo desdobramento. A Justiça decidiu suspender o processo por um ano, prazo em que poderão ser localizados bens do réu para o pagamento da indenização de R$ 42,3 mil fixada na sentença. Caso não sejam encontrados bens ao fim do período, a montadora italiana pode não receber o valor, apesar de ter obtido decisão favorável. Com informações do UOL.

O caso ganhou repercussão após investigações da Polícia Civil apontarem que o veículo era uma cópia não autorizada do Ferrari F40. A Justiça classificou a réplica como plágio e, em abril de 2020, determinou a destruição do automóvel. A decisão também proibiu o dentista de fabricar ou anunciar veículos que imitassem modelos da marca italiana.

A sentença foi assinada em 2020 pela juíza Rita de Cássia da Silva Junqueira Magalhães, da 2ª Vara de Cachoeira Paulista, no interior paulista. Além da proibição, o réu foi condenado ao pagamento de indenização por lucros cessantes e danos materiais. Desde então, porém, não foram localizados bens suficientes em nome de Vitor Estevan para a execução do valor determinado.