SP: caixões abandonados perto de estação Sabesp viram caso de polícia; saiba mais

A Prefeitura de Itararé abriu uma sindicância para apurar possíveis irregularidades no descarte de caixões e itens funerários em uma área irregular do município. Segundo a administração, o material foi encontrado em um terreno próximo à estação de tratamento de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Moradores registraram imagens que mostram caixões deteriorados deixados ao ar livre, além de roupas possivelmente usadas em sepultamentos e resíduos de poda e corte de árvores. A prefeitura informou que, em regra, os descartes decorrentes de exumações são realizados por empresas terceirizadas contratadas para esse fim.
Em nota enviada ao g1, o Executivo municipal afirmou que não compactua com descarte irregular de itens funerários e determinou a abertura imediata da sindicância. Caso sejam confirmadas irregularidades, a prefeitura informou que adotará as medidas legais e administrativas cabíveis, conforme normas sanitárias, ambientais e contratuais. O órgão não informou se haverá retirada imediata do material do local.
Caixões retirados de cemitério são descartados perto de estação de água em Itararé (SP) https://t.co/BgTTHvfaKm #g1 pic.twitter.com/VO6zRqjNGQ
— g1 (@g1) January 27, 2026
