SP deve registrar o dia mais quente do ano nesta quarta; veja previsão

São Paulo deve registrar o dia mais quente do ano nesta quarta-feira (2), com temperaturas podendo atingir 37°C, segundo a Climatempo. A maior temperatura já registrada em 2024 na capital foi de 36,7°C, no dia 26 de setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse novo pico de calor é resultado do “efeito pré-frontal”, que ocorre quando uma frente fria se aproxima, empurrando o ar quente para cima e elevando as temperaturas.
O meteorologista Fábio Luengo explica que o “efeito pré-frontal” é o principal responsável pelo calor em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já em Brasília, a alta nas temperaturas está sendo causada principalmente pela onda de calor que atua na região. No Rio, os termômetros podem chegar a 40°C, enquanto Belo Horizonte e Brasília podem atingir 35°C e 36°C, respectivamente, quebrando os recordes anteriores.
Vale ressaltar que a partir de quinta-feira (3), uma frente fria deve avançar para o Sudeste, trazendo alívio para as temperaturas elevadas. Até lá, entretanto, a região deve continuar enfrentando o tempo seco, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, conforme informações do Inmet.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
