Apoie o DCM

SP entra em risco de tempestades e Defesa Civil emite “alerta severo” no litoral

Avenida Paulista, em São Paulo, sob nuvens de tempestade. Foto: Edi Sousa/Ato Press

Todo o estado de São Paulo está em “alerta laranja” para o risco de tempestades nesta segunda-feira (24), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a Defesa Civil ainda emitiu um “alerta severo” para os moradores de Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

A mensagem, enviada via cell broadcast, apareceu nos celulares com som agudo e vibração, sobrepondo-se a qualquer conteúdo. O texto alertava: “Chuva forte persistente com risco alto para alagamentos e deslizamentos nas próximas horas”.

Ubatuba registrou um volume de 180 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o maior índice do estado. Esse valor representa mais da metade da média histórica para todo o mês de novembro na cidade, que é de 263,6 mm. O acumulado elevado aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra e alagamentos.

Além dessas duas cidades, todas as 46 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina permanecem em situação de alerta para tempestades. A previsão indica chuvas intensas, ventos de até 100 km/h, possibilidade de granizo, queda de árvores e enxurradas. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.