SP passará por madrugada fria e “efeito cebola” ao longo do dia; veja previsão

A Defesa Civil de São Paulo prevê uma madrugada fria nesta sexta-feira (18), com temperaturas em declínio em diversas áreas do estado. A sensação térmica será de frio intenso nas primeiras horas do dia. No entanto, o aumento da temperatura durante o dia pode gerar o famoso “efeito cebola”, quando as pessoas precisam “descascar” camadas de roupas à medida que o calor vai se intensificando.
A queda de temperatura é resultado da intensificação dos ventos noturnos, que trazem ar frio para a região paulista. A Defesa Civil alertou que, na faixa leste do estado, o resfriamento noturno e a alta umidade podem formar nevoeiros isolados, que se dissiparão com o aquecimento ao longo do dia. O frio será mais forte na madrugada e ao amanhecer, especialmente na serra de Mantiqueira, onde há chance de geada.
A primeira quinzena de julho foi a mais fria em São Paulo nos últimos dez anos, com a média da temperatura máxima de 20,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média mínima ficou em 12°C, reflexo das massas de ar frio que passaram pelo estado em junho. Uma nova massa fria deve chegar neste fim de semana, trazendo mais quedas nas temperaturas, com máximas entre 20°C e 21°C.