Apoie o DCM

SP pode ter o dia mais quente para um mês de maio nesta quinta, diz Climatempo

Termômetro de SP registra 40 graus célsius. (Foto: Reprodução)

São Paulo pode registrar nesta quinta-feira (2) a temperatura mais alta para um mês de maio desde 1943, quando começaram as medições regulares no mirante de Santana, na zona norte da cidade. A previsão é do Climatempo, que alerta para uma onda de calor intensa, podendo atingir níveis recordes.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, informou que o recorde atual para maio é de 31,7°C, registrado em 3 de maio de 2001. A capital paulista enfrenta uma forte onda de calor, com temperaturas acima da média. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse fenômeno deve persistir até sábado (4), com a previsão de altas temperaturas e sem chuvas até pelo menos terça-feira (8).

Na última quarta-feira (1), o Inmet registrou uma temperatura provisória de 31°C no mirante de Santana, às 15h, que pode ter variado durante a noite após medição manual. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que a média máxima para maio em São Paulo é de 23,4°C, indicando que a cidade está passando por um clima atípico para esta época do ano.

A OMS recomenda níveis de umidade acima de 60% para a saúde, mas a umidade relativa do ar chegou a 31% na região central de São Paulo, o que pode piorar doenças respiratórias e provocar ressecamento das vias aéreas. As autoridades recomendam manter a hidratação, evitar exposição ao sol entre 11h e 16h e procurar sombra ou locais refrigerados para se refrescar.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link