Apoie o DCM

Steve Bannon pode ser preso por envolvimento em motim no Capitólio

Steve Bannon
Steve Bannon.
Foto: Andrew Kelly/Reuters

O deputado do estado de Maryland Jamie Raskin disse que Steve Bannon, guru político do ex-presidente dos EUA Donald Trump, está “completamente exposto” a uma possível prisão se desafiar uma intimação emitida pela Câmara sobre o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos.

Trump invocou o privilégio executivo para evitar que seus ex-assessores deponham perante o comitê investigativo. O privilégio executivo é um poder presidencial que impede que as comunicações do presidente sejam compartilhadas com o Congresso.

Como resultado, Bannon disse que não cooperará com as investigações do comitê. Ele tinha até a meia-noite da última quinta-feira (28/10) para entregar documentos relativos ao dia 6 de janeiro.

Leia também

1. Polícia italiana agride manifestantes contra Bolsonaro e dispersa protesto

2. Charge: Mentiroso sem fronteiras

3. Augusto Botelho se fantasia de bolsonarista no Halloween e enlouquece o gado

Mas Raskin, um democrata que faz parte do comitê, disse que esse privilégio executivo não se estende a Bannon porque ele foi demitido do poder executivo antes de supostamente consultar Trump sobre a anulação da eleição de 2020 e a realização de um comício “Stop the Steal” em 6 de janeiro.

O privilégio executivo é geralmente limitado a pessoas que falaram com o presidente enquanto trabalhavam na Casa Branca.

A informação é da Newsweek.

Steve Bannon diz que falou a Trump de ‘morte’ de Biden antes da invasão do Capitólio

Publicado originalmente na Sputnik News:

Steve Bannon, principal estrategista da Casa Branca no início da presidência de Donald Trump, admitiu em seu podcast nesta quarta-feira (22) que discutiu com o ex-presidente a possibilidade de acabar com a presidência de Biden antes da invasão do Capitólio.

O ex-estrategista norte-americano revelou que conversou com Trump sobre como resolver a situação porque os legisladores do Congresso se preparavam para certificar os resultados das eleições presidenciais de 2020.

Segundo o recém-publicado livro “Peril” de Robert Costa e Bob Woodward, Bannon teria dito a Trump dias antes da insurreição:

“As pessoas vão dizer: ‘Que diabos está acontecendo aqui? Vamos enterrar Biden em 6 de janeiro, porra, enterrá-lo. Vamos matá-lo à nascença, matar a presidência de Biden à nascença”.

No podcast, Steve Bannon explicou a sua ação nesses dias.

“Sim, por causa de sua legitimidade. Quarenta e dois por cento dos americanos acreditam que Biden não ganhou a presidência legitimamente. Ele se matou”, disse Bannon.

“Deixe isso ir com o que este regime ilegítimo está fazendo. Ele se matou a si mesmo. Nós lhe dissemos isso desde o início. Basta o desmascarar, basta o desmascarar. Nunca desista. Nunca desista. Aquilo vai implodir”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.