STF alerta sobre golpes utilizando nome do tribunal
O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma nota nesta quinta-feira (5) alertando sobre a circulação de falsas comunicações e tentativas de golpes que usam o nome e a marca da corte. As mensagens fraudulentas cobram o pagamento de supostas multas ou apresentam “ordens judiciais” fictícias.
Essas comunicações são enviadas por e-mail e aplicativos de conversas, como o WhatsApp, e fazem parte de um ataque cibernético conhecido como phishing – estratégia criminosa digital que utiliza apelos emocionais e psicológicos para manipular as vítimas.
De acordo com o STF, ao receber essas mensagens falsas, as pessoas são induzidas a clicar em links de e-mails aparentemente enviados por instituições de autoridade e credibilidade. “Em geral, as mensagens são redigidas em tom alarmante e contêm ameaças de consequências jurídicas graves caso não seja realizada uma ação imediata, como o pagamento de valores”, disse o tribunal em nota.
Além disso, essas comunicações têm o objetivo de fazer com que os usuários revelem informações confidenciais, como senhas, dados bancários ou outros tipos de informações sensíveis.