Apoie o DCM

STF anula condenação de cientistas que desmentiram fake news sobre diabetes

As cientistas Ana Bonassa, bióloga, e Laura Marise, farmacêutica, do canal “NuncaVi1Cientista”. Foto: reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, nesta segunda-feira (30), a condenação das youtubers do canal “NuncaVi1Cientista”, Ana Bonassa, bióloga, e Laura Marise, farmacêutica, que haviam sido processadas por desmentirem um suposto nutricionista que alegava que a diabetes era causada por vermes.

A decisão de condená-las, proferida pela Justiça de São Paulo, incluía o pagamento de R$ 1.000 por danos morais e a retirada da publicação feita por elas, sob pena de multa diária de R$ 100 em caso de descumprimento. O ministro Dias Toffoli, do STF, suspendeu os efeitos dessa condenação, além de eventuais multas.

As cientistas haviam exposto suposto nutricionista por divulgar informações falsas sobre a doença e vender “protocolos para desparasitação” como suposta cura para diabetes. Segundo Ana, “o vídeo mostrava o perfil público do nutricionista, com as informações que ele mesmo havia fornecido, alertando que o que ele divulgava colocava vidas em risco”.

A condenação inicial havia sido justificada pela juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, que entendeu que as cientistas submeteram o nutricionista a uma situação de “vergonha e tristeza” ao compartilharem seu perfil público no Instagram.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line