Apoie o DCM

STF e Centrão avisam que 7 de setembro golpista afetará Bolsonaro em 2022

Fux e Bolsonaro na volta do STF em 2021 — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e dirigentes de partidos do Centrão condicionam o futuro das relações do governo à postura que Jair Bolsonaro adotará nas manifestações golpistas do 7 de setembro.

LEIA MAIS:

1 – Um convite dramático aos extremistas da moderação. Por J. Carlos de Assis

2 – VÍDEO: Marco Aurélio de Carvalho explica a estratégia de defesa da real situação jurídica de Lula na mídia

STF e Centrão mandam recado

Integrantes da Corte já enviaram recados ao mandatário e aos presidentes da Câmara e do Senado de que o avanço das negociações em busca de uma saída para o rombo dos precatórios, o que viabilizaria a reformulação do Bolsa Família, só deve ocorrer se o chefe do Executivo cessar os ataques ao tribunal.

Líderes de siglas do Centrão que hoje dão sustentação a Bolsonaro no Legislativo passaram a ver o desembarque do governo no ano que vem quase como inevitável se não houver uma mudança de comportamento do presidente.

Cálculo da cúpula dos partidos aliados é pragmático e eleitoral. Bolsonaro já não está bem nas pesquisas e apresenta popularidade em queda.

A ideia das siglas não seria sair já, até porque as legendas que compõem o Centrão, como PP, PL, Republicanos, entre outrostêm cargos na máquina federal e prioridade na liberação de emendas. Os dois primeiros, inclusive, ocupam postos no Palácio do Planalto. Mas a perspectiva desses dirigentes é de abandonar o governo com a proximidade da eleição, caso o clima beligerante e a crise econômica continuem.

Com informações da reportagem da Folha de S.Paulo.