Apoie o DCM

STF mantém multa a “Mamãe Falei” por chamar bolsonaristas de “gado”

Ex-deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o “Mamãe Falei”. Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um recurso e manteve a multa de R$ 60 mil imposta ao ex-deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”, por danos morais.

Ao analisar o recurso, a ministra considerou que o membro do Movimento Brasil Livre (MBL) “extrapolou, comprovadamente, os limites do direito fundamental à liberdade de expressão” ao chamar dois apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “gado” durante uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em 1º de maio de 2021.

Os advogados acionaram a Justiça, alegando terem se sentido “ridicularizados” e que a abordagem de Mamãe Falei foi uma “verdadeira armação para criar vídeo de conteúdo vexatório”. Eles argumentaram também que foram induzidos a crer que o vídeo publicado no canal do ex-parlamentar no YouTube teria um viés jornalístico, mas que a edição os retratou como ignorantes.

“A liberdade de expressão não se legitima quando, sob esse rótulo, desvirtuarem-se fatos, opiniões e alimentar o ódio, a intolerância e promovendo-se desinformação. A democracia impõe respeito às diferenças, garantido o espaço de livres ideias e ideais, exigindo-se de todos os cidadãos o respeito às diversidades”, escreveu a ministra em sua decisão.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link