STF: oposição pede afastamento de Ramagem e investigação sobre os relatórios da Abin para Flávio
Da coluna de Bela Megale no Globo

O PT apresentou apresentou nesta terça-feira (22) um mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que solicita a exoneração do chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. O partido também pede a abertura de uma investigação para apurar a atuação de Ramagem e do presidente Jair Bolsonaro relaacionada à confecção de documentos informais elaborados pela estrutura do governo federal para orientar o senador Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”.
A peça se baseia em informações reveladas pela Revista Época de que uma estrutura paralela de dentro da Abin produziu relatórios informais destinados a orientar as advogadas de Flávio Bolsonaro. No mandado de segurança, a sigla solicita incialmente que Ramagem seja afastado do comando da Abin no período que a denúncia for apurada. Depois pede que ele seja exonerado após a conclusão das investigações.
“O afastamento de Alexandre Ramagem é medida da mais alta relevância, notadamente em razão da sua predisposição para a manipulação e uso de meios escusos que possam servir de suporte à defesa do Senador Flavio Bolsonaro, filho do Presidente da República, de modo a favorecê-lo, pessoal e materialmente, para que se livre do alcance da lei e da justiça”, afirmam os advogados do PT. (…)