Apoie o DCM

STF rejeita pedido de Zambelli para que Lula não se aproxime do Congresso

Carla Zambelli e Lula

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski negou, nesta quarta-feira (27), uma ação movida por bolsonaristas que pede uma investigação contra o ex-presidente Lula (PT). A petição foi protocolada em 6 de abril pelos deputados Carla Zambelli (PL-SP), Coronel Tadeu (PL-SP), Chris Tonietto (PL-RJ) e Coronel Armando (PL-SC).

Os documentos entregues à Corte citam um discurso do petista que causou a ira dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele defendeu, no início do mês, que a militância sindical vá até a casa de deputados para pressioná-los a favor de propostas que interessam ao setor em um eventual governo petista.

Na ação, os bolsonaristas pedem que Lula seja obrigado a manter pelo menos 300 metros de distância de “qualquer parlamentar, de suas residências, e da sede do Congresso Nacional, bem como de manter contato com qualquer parlamentar, como medida de garantia da segurança e estabilidade do Poder Legislativo”.

Para os parlamentares, a fala de Lula foi antidemocrática e caracteriza crime de “incitação à abolição violenta do Estado Democrático de Direito e perseguição”.

Em sua decisão, divulgada ontem, Lewandowski afirma que “não há elementos probatórios suficientes (justa causa) para autorizar a deflagração da persecução criminal”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link